Avançar para o conteúdo principal

BRIC - Revolução Económica Mundial


A Goldman Sachs (GS) produziu em 2001, um relatório onde utilizou o termo BRIC como iniciais para o Brasil, Rússia, Índia e China. Apontava-se na altura para uma alteração radical na economia mundial, onde estes quatro mercados emergentes modificariam por completo, o xadrez da economia mundial.

Os números confirmam essa alteração. O Brasil, oitava maior economia mundial, auto-suficiente em energia e com o crescimento do PIB em 2007 situado nos 5,7%, cada vez mais fortalece a sua posição, ainda mais, com as sucessivas descobertas de novas reservas de petróleo.

A Rússia, apresenta um crescimento na ordem dos 8,1% em 2007, enquanto a Índia, cresce em média 9% nos últimos três anos. Esta, a par da China, está a contribuir decisivamente para o crescimento da economia Mundial.

A China…contribui nos nossos dias com 27% do crescimento anual, ou seja, e repare-se, mais do que os EUA e a Europa juntos. Actualmente a China consome metade do cimento, um terço do aço, e mais de um quarto de todo o alumínio produzido em todo o mundo.

Por outro lado, nos chamados países desenvolvidos o cenário é cada vez pior. À economia americana é apontada um crescimento para 2008 de 0.5% e para 2009 de 0.6%, números divulgados pelo Fundo Monetário Internacional.

As transformações ditadas pelos factos acima expostos, traduzem-se em benefícios directos às populações. Por exemplo, na China, o aumento de produção permitiu libertar 300 milhões de pessoas da extrema pobreza.

Desta forma, as economias mundiais ficarão de certa forma menos dependentes das crises vividas nos chamados países ricos, ficando desta forma mais vulneráveis, aos problemas que possam surgir nos países do ex-Terceiro Mundo.

Como o título do último expresso faz referência…será mesmo a vingança do Terceiro Mundo?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c

RTP Açores - Entrevistas para uns... debates para outros!

No dia 30 de Junho, a RTP Açores entrevistou o líder do PSD Açores, Dr. Carlos Costa Neves. Passada uma semana, foi a vez de Carlos César ir aos “estúdios” da RTP para também expor as suas ideias e projectos. Antes de passar a comentar o que quer que seja, tenho de dar os parabéns ao líder do PSD Açores. Não só se mostrou conhecedor da realidade dos Açores, como também soube desmascarar, de uma forma muito esclarecedora, certos números que constantemente andam a ser manipulados pelo Governo Regional. È a minha opinião…é a opinião de quase todas as pessoas com quem tenho trocado ideias! A razão pela qual, penso que todos deveriam ver as referidas entrevistas, tem também haver com a postura de um funcionário da RTP que conduziu a entrevista, chamado Rui Goulart. Entrevistador, jornalista, comentador, ou seja lá o que ele for, é um funcionário da RTP Açores, que por sua vez, é um canal público, pago por todos nós! A suposta entrevista, ao Dr. Costa Neves, acabou por se tr