Avançar para o conteúdo principal

Hora do Planeta 2009


O aquecimento global é um fenómeno climático gravíssimo. É extremamente importante que uma maior atenção seja empregue em relação a este tema, pois o homem é o único “ser”, que apesar de ter enormes responsabilidades nesta matéria, pode exercer um comportamento pró-activo na sua resolução.

Por vezes podemos cair na tentação de pensar que a Terra é tão grande, que torna insignificante o nosso comportamento. É um pensamento errado! A acção individual de cada um de nós, seja boa ou má, reflecte-se na soma de milhares ou milhões de comportamentos semelhantes, que ocorrem naquele que é o nosso Planeta.

Temo-nos deparado com diversos fenómenos catastróficos que infelizmente se tornaram numa espécie de “notícia semanal”. Secas, inundações, tornados e mudanças de temperatura, são ocorrências em muito influenciadas pelo designado Efeito de Estufa.

O Sol emite continuamente radiações. Estas radiações são em parte absorvidas pela atmosfera, sendo o restante reflectido para o espaço. Assim ao existir uma grande quantidade de gases emitidos para a atmosfera, como por exemplo o dióxido de carbono (CO2), faz com que a quantidade de radiação emitida para o espaço seja menor e como tal, se verifique uma acumulação na superfície, originando um aumento da temperatura do planeta a nível geral.

Tudo e todos sem excepção estão a ser afectados por esta questão, desde o ser mais simples até ao mais racional, incluindo todo o ambiente que o rodeia, que é condição primária para a sua sobrevivência.

Muitos de nós, funcionamos apenas com o choque, pois quando um fenómeno ocorre gradualmente como é o caso do aquecimento global, ficamos à espera que tudo se resolva por si mesmo, assumindo uma atitude inerte e apática, que cada vez mais caracteriza a sociedade actual. Contudo perante esta questão, corremos o risco de sermos expostos a eventos climáticos extremos e imprevisíveis, com efeitos nefastos para todo o planeta.

A produção de electricidade é o sector que mais contribui para a emissão de CO2 em todo o mundo, chegando mesmo a estar na origem de 37% das emissões mundiais. Podemos em muito contribuir para essa redução: “tão simples, como desligar o interruptor.”

Em 2007 na cidade de Sidney, durante uma hora “lutou-se” contra o aquecimento global, através de um simples gesto: apagando as luzes! Esta iniciativa chamou a atenção do Mundo, levando a que no ano seguinte a “Hora do Planeta” se tornasse num evento global.

A “Hora do Planeta 2009” é um apelo global de acção a todos os Cidadãos, todas as Empresas e todos os Governos, Cidades e Países. Consiste numa iniciativa para marcar presença, assumir responsabilidades, e contribuir através de um esforço conjunto para um futuro sustentável.

Mais de 1000 cidades em todo o mundo já aderiram a esta iniciativa… mais de 80 países vão participar na “Hora do Planeta 2009”. Este número cresce diariamente à medida que as pessoas se consciencializam como um acto tão simples, pode gerar uma tão profunda mudança na quantidade de gases emitidos.

No dia 28 de Março, às 19h30 hora local, desligue as luzes e faça esta homenagem ao nosso Planeta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c

RTP Açores - Entrevistas para uns... debates para outros!

No dia 30 de Junho, a RTP Açores entrevistou o líder do PSD Açores, Dr. Carlos Costa Neves. Passada uma semana, foi a vez de Carlos César ir aos “estúdios” da RTP para também expor as suas ideias e projectos. Antes de passar a comentar o que quer que seja, tenho de dar os parabéns ao líder do PSD Açores. Não só se mostrou conhecedor da realidade dos Açores, como também soube desmascarar, de uma forma muito esclarecedora, certos números que constantemente andam a ser manipulados pelo Governo Regional. È a minha opinião…é a opinião de quase todas as pessoas com quem tenho trocado ideias! A razão pela qual, penso que todos deveriam ver as referidas entrevistas, tem também haver com a postura de um funcionário da RTP que conduziu a entrevista, chamado Rui Goulart. Entrevistador, jornalista, comentador, ou seja lá o que ele for, é um funcionário da RTP Açores, que por sua vez, é um canal público, pago por todos nós! A suposta entrevista, ao Dr. Costa Neves, acabou por se tr