Avançar para o conteúdo principal

Alteração à Lei Eleitoral "cancelada"

À algum tempo atrás, tive oportunidade de manifestar o meu total desacordo com uma proposta de alteração à Lei Eleitoral, apresentada e aprovada em Assembleia pela maioria Socialista.

No entanto, no último mês de Fevereiro, o nosso Presidente da República percebendo claramente a falta de lógica que tal medida teria, vetou essa mesma Lei invocando por exemplo, o impacto que teria no aumento da abstenção eleitoral nas comunidades emigrantes.

Não podemos associar este acontecimento a uma vitória ou derrota de qualquer partido político. Podemos e devemos interpretar o veto Presidencial como uma vitória da nossa comunidade emigrante.

Para concluir, considero lastimável a reacção de José Lello, primeiro subscritor da proposta de lei do PS, quando confrontado com o facto do Partido Socialista na passada segunda feira, ter anunciado que iria acatar o veto Presidencial. Apenas disse: “Não é preciso pôr mais sal na ferida”; “Não há comentário. Nós já anunciámos, está anunciado”.

É claramente o exemplo de uma pessoa convicta do que apresentou na Assembleia da República…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

NOVO GOVERNO, RENOVADA ESPERANÇA

Neste atípico ano para todas as pessoas, empresas e instituições de toda e qualquer natureza, o destaque, ditou o destino, vai para um vírus que não “lembrava a ninguém”, e que tarda em nos deixar. Na esperança de que rapidamente voltemos à “nova normalidade”, terminamos este difícil ano com uma novidade, uma boa novidade: temos um novo Governo Regional!! Independentemente da ideologia ou cor partidária, a mudança impunha-se. Um Governo Regional de todos e para todos, em detrimento de um poder absoluto e seletivo, é o mínimo que qualquer cidadão pode esperar... Um Governo Regional com a consciência que o motor do desenvolvimento de qualquer sociedade, país ou continente, assenta e muito na iniciativa privada, em conjugação com todos os sectores da sociedade civil, protegendo sempre o interesse publico, é um governo que reconhece o modelo aplicado com sucesso em inúmeros países e regiões, e que se preocupa com o desenvolvimento e prosperidade em detrimento do controlo e dependência. Pro...

Natal 2013

Um santo e feliz Natal para todos! Live Christmas In Rockefeller Center

Voto do Emigrante

O Partido Socialista prepara-se para recuperar o diploma vetado pelo Presidente da República no início do ano, relacionado com o voto dos emigrantes portugueses. Para aqueles que não acompanharam o processo, este diploma pretendia (e volta a pretender…) impor o voto presencial nas eleições Legislativas, eliminando assim a possibilidade que os emigrantes têm de votar por correspondência. O mesmo será dizer que, os emigrantes que queiram votar, terão de passar a deslocar-se às embaixadas ou consulados portugueses, que em muitos casos estão a centenas, ou mesmo a milhares de quilómetros de distância da sua residência. Tendo em conta este facto, e acrescentando a preocupação que deve estar sempre presente com os elevados números da abstenção, tenho muita dificuldade em perceber a verdadeira finalidade deste diploma. Segundo o deputado José Lello, secretário nacional do Partido Socialista para as Relações Internacionais: "Manter este sistema de voto não beneficia nem os portugueses que...