Avançar para o conteúdo principal

Taxas e Combustíveis para uns…Descontos para outros!!!


A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), decidiu “combater” directamente as companhias de baixo custo (low cost), disponibilizando assim 300 mil lugares de ida a 64 euros para 35 cidades europeias. Apresentada publicamente a 11 de Setembro, esta é considerada “a maior promoção de sempre em Portugal”, estando os bilhetes disponíveis on-line até 31 de Outubro, aceitando reservas até 31 de Maio de 2009.


Esta promoção garante no essencial o mesmo serviço dos voos regulares, incluindo assim direito a bagagem de porão e refeição, não exigindo uma taxa para reserva de lugar. Bom será também relembrar, que a companhia garante o acesso aos aeroportos centrais, evitando assim os secundários, frequentemente utilizados pelas companhias de low cost.


Ao assimilar toda esta informação, questionei-me se seria esta a companhia que efectua as ligações aéreas entre os Açores e o Continente. Seria mesmo a TAP… que continuamente justifica a subida das “nossas” passagens aéreas, alegando as altas taxas de aeroporto e a instabilidade relacionada com os preços dos combustíveis.


Se antes desta promoção, já era muito mais atractivo financeiramente viajar para Barcelona, Bruxelas ou Paris, do que viajar para os Açores, então agora nem se fala… Uma passagem aérea de Lisboa para Paris, custa quase tanto, como a indemnização compensatória paga pelo Governo Regional á TAP, para os Açorianos poderem beneficiar do ridículo “desconto de residente”!


Alguma coisa tem de ser feita!!! Não podemos continuar a compactuar com esta situação, passando todos os dias a criticar nas esquinas, sem nada fazendo para alterar o actual “esquema”. A TAP não tem qualquer tipo de concorrência nos Açores, permitindo-lhes fazer de nós, aquilo que querem e bem entendem. Tudo isto, perante uma inexplicável complacência do Governo Regional!


Melhor é bem possível!!!

Comentários

Anónimo disse…
O mundo está em crise, a hotelaria açoreana queixa-se da diminuição de dormidas...penso que uma grande causa disto tudo é são os preços dos bilhetes de avião!!!
Parece que nem somos portugueses...a Madeira tem viagens para o continente ao preço da chuva, 50euros Funchal-Lisboa, a Lisboa tem viagens para a Europa ao preço do sol, 64euros...e nós? Continuamos com mil passos atrás! Para evoluirmos, não é so fazer grandes obras, grandes construções, mas sim fazer grandes investimentos que venham de fora e não para fora das nossas carteiras...se para isso é necessário diminuir preços, que assim o façam, pois tudo acaba por se tornar ciclico em beneficio de todos, portugueses e açoreanos.
VC
Tibério Dinis disse…
A ligação Açores/Lisboa é uma das rotas mais lucrativas para a TAP, a sã concorência lá fora produz efeitos por cá, continuam a teimar que não há mercado.

Bom post
Anónimo disse…
A TAP e a SATA (só há cartel quando publicamente uma destas empresas o admitir) andam a chupar-nos o sangue.

Seria interessante saber a idade, o número de horas de voo e o número de descolagens dos ATP que ligam as ilhas (o inac deve saber) e depois comparar com o periodo de vida previsto para estas aeronaves junto do fabricante.
Algum jornalista tem coragem?
Anónimo disse…
que bom é ser açoreano

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que...

Jogo Didáctico "À Descoberta dos Açores"

Foi apresentado na tarde de ontem, em Angra do Heroísmo, o jogo didáctico "À Descoberta dos Açores", o primeiro produto do género na região, a cargo da empresa "Ideias Globais", e uma iniciativa de dois jovens terceirenses que se inicia agora com a comercialização de um jogo que "pretende dar a conhecer os Açores, primeiro aos açorianos, mas também a quem nos visita", referiram os responsáveis pela ideia, ao início desta tarde. Foi na "Loja do Adriano", primeiro ponto de comercialização do novo produto, que Hugo Salvador e Luís Carneiro deram a conhecer o jogo, um projecto "que levou cerca de um ano e meio a conceber, sendo que a nossa firma existe há seis meses", especificaram. A aposta feita na qualidade "quer de materiais, quer de conteúdos foi uma prioridade", disse Hugo Salvador, que realçou a colaboração de três historiadores na concepção das perguntas do jogo "Maduro Dias (Terceira), João Paulo Constância (São Migu...

O “sucesso” do nosso Sistema Educativo

Foram divulgados a semana passada, os rankings escolares relativos aos exames nacionais do ano transacto. Noventa e quatro por cento das escolas públicas e privadas portuguesas, tiveram média positiva na primeira fase do exame nacional de Matemática B do 12º ano, o que representa um aumento de positivas, de quase 30% em relação aos resultados do ano passado. Boas notícias pensaríamos todos nós. Contudo, infelizmente chegámos ao ponto em que até as boas noticias nos devem causar tristeza. Ao longo do último verão, professores de diversas áreas, e não só de Matemática que apenas serviu como exemplo, afirmaram que os exames tinham níveis de dificuldade baixíssimos, adivinhando desta forma o excelente desempenho dos alunos. Ou seja, cada vez mais o grau de exigência diminui, ficando desta forma embelezados os números de combate ao insucesso escolar. È uma forma legitima de fazer politica, aliás, tão legitima como qualquer outra. Contudo, cabe a todos nós d...