
A formação política é uma das principais prioridades da JSD, sendo a Universidade de Verão um instrumento fundamental para o cumprimento desse objectivo.
Desde 2003 que a JSD participa na organização da Universidade de Verão com enorme dedicação e orgulho.
Para ter oportunidade de acompanhar todos os trabalhos que foram realizados na UV2008, poderá aceder aos seguintes links:
http://uv08.blogspot.com/
http://www.univerao.com/uv2008/
http://www.youtube.com/jsdtv
Merece realmente ver com atenção toda esta organização, que visa não só pela qualidade, como também pela excelência. Tudo foi preparado ao pormenor, permitindo assim aos jovens que por lá passaram, adquirirem um conjunto de conhecimentos extraordinários.
Para o ano há mais...Será que vai ser o seu ano de vivenciar esta experiência única?
Comentários
Será que um partido politico, qualquer que ele seja no espectro nacional, tem espirito sabedor universal?
Duvido muito.
Um diploma desse tipo de universidades, só é valido para quem o atribui.
Há certo tipo de cursos que podem ser perniciosos. Porque não ensinam a pensar e não confrontam a diversidade, objectivando-se apenas para a divulgação de uma ideologia.
Incluem-se os patrocinados pelos partidos politicos, os de certas seitas religiosas fanáticas e os dados por certas empresas do tipo "multinível".
Qualquer jovem, na fase de formação, deve procurar alargar fronteiras. Confrontar a diversidade. Rejeitar verdades únicas.
Eu próprio tive o prazer de estar durante toda a semana a realizar esta formação na Universidade de Verão, que se prende não só com a parte politica mas tambem com a parte civica.
Aproveito para lhe esclarecer, que ali não se procuram verdades absolutas, mas sim realidades da nossa sociedade. Prova disso é que lá foram os melhores!!
E os melhores nem eram todos do Partido Social Democrata, pois nós, alunos, tivemos a oportunidade tambem de ouvir pessoas como o Dr. António Vitorino, que nos presenciou com uma excelente palestra sobre a Europa, e como sabe, pertençe aos quadros activos do Partido Socialista.
Como vê, esta foi uma iniciativa, que ao invés de ser criticada, deveria ser tida como exemplo,
Uma universidade centra-se no saber universal. Sem fronteira, cor politica ou religiosa.
Só o facto do curso ser patrocinado por um partido politico, como o poderia ter sido pela conhecida Igreja do Reino, faz-me torcer o nariz.
Para se leccionar numa universidade há que ter provas académicas dadas. Não basta ser politico nem liderar uma facção qualquer. Há que ter um espirito critico profundo, não sujeito a amarras partidárias.
Para se ser bom aluno universitário, há que seleccionar o que se assimila e ter capacidade de selecção. Qualquer aluno, depois de ter frequentado uma semana inteira um curso deste tipo, de caracter politico ou religioso, sai fanático.....
concordo em parte com o anónimo, este tipo de iniciativas assemelha-se aos "retiros religiosos" estilo lavagem cerebral. Leva-se com muito informação - demasiada ideológica - sem contraditório. E na minha opinião pessoal entendo que o caminho para o conhecimento está na ponderãção do contraditório.
Entendo que as juventudes partidárias são necessárias, mas não consigo rever-me em nenhuma, devido a este forte pendor ideológico.
Quanto à participação de outras pessoas de diferentes quadrantes políticos, numa análise porfunda percebe-se que só interviram em questões onde as diferenças ideológicas são mínimas - como é o caso da União Europeia.
Um aparte: Espero que tenha gostado da participação de António Vitorino, é um excelente professor de questões comunitárias que infelizmente a minha faculdade deixou sair.
Cumprimentos