Avançar para o conteúdo principal

Maternidade na Adolescência nos Açores


A situação da Maternidade na Adolescência é extremamente preocupante na Região Autónoma dos Açores. Temos vindo a apresentar ao longo dos últimos anos, a mais alta taxa de maternidade na adolescência de todo o país. È uma situação que reflectida em percentagem aponta para cerca de 10%, ou seja, em cada 100 grávidas, 10 são adolescentes, o dobro média nacional.

Os efeitos ao nível Social, Económico e Psicológico nos adolescentes que vivenciam este tipo de ocorrências são dramáticos. Situações como o insucesso e abandono escolar são recorrentes, condicionando não só o presente dos jovens, mas também todo o seu futuro.

Por tudo isto, uma intervenção urgente e rigorosa nesta matéria mostra-se fundamental e necessária. Surpreendido fiquei, quando na última sessão Parlamentar Regional ouvi as declarações produzidas por um membro do Partido Socialista.

Não consegui compreender como foi possível anunciarem, que a partir do próximo Verão os Centros de Saúde vão dispor de consultas de planeamento familiar! Os Açorianos não podem consentir que um tema desta gravidade, seja encarado de uma forma tão leviana, como tem sido feito nos últimos tempos.

Há cerca de 9 anos foi publicado o Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/A. Chamo a atenção de todos para o seu artigo 6º, que refere exactamente o seguinte: “Nos centros de saúde da Região e nos serviços de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta implementar-se-ão consultas especificas de planeamento familiar”.

Passados nove anos, anuncia-se como solução o que já deveria estar implementado desde o ano 2000. É certo que tal anúncio demonstra de uma forma inequívoca que o referido decreto não se encontra em aplicação, o que me indigna, pois este é um problema gravíssimo, impondo-se assim um tratamento muito especial.

No referido Decreto Legislativo Regional, estão também previstas Acções de Sensibilização (art. 4º), Divulgação (art.5º), e também a definição da importância de uma Educação Afectivo-Sexual , a ser aplicada pelo Sistema Educativo Regional.

O Decreto Legislativo Regional n.º 18/2000/A é sem dúvida uma mais-valia para a nossa região, contudo só poderá efectivamente ajudar os nossos jovens se for aplicado na prática. Está aqui em causa o futuro de muitos jovens Açorianos, o que me leva seriamente a crer, que a situação da Maternidade na Adolescência nos Açores, poderia ter resultados muito menos preocupantes, caso este tema já tivesse sido encarado de uma forma frontal, dando-lhe a atenção e importância que realmente merece.

Comentários

Tiago R. disse…
Lendo o estudo (que antes estava disponível online no portal do governo, mas que agora já não está) vê-se que em 90% dos casos à gravidez na adolescência estão associadas situações de abandono escolar, baixas qualificações e fracos rendimentos.
Portanto, as consultas de planeamento familiar são só uma pequena parte da solução. Falta o resto. criarmos maior igualdade social.
Anónimo disse…
Falta cortar qualquer coisa!

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c

RTP Açores - Entrevistas para uns... debates para outros!

No dia 30 de Junho, a RTP Açores entrevistou o líder do PSD Açores, Dr. Carlos Costa Neves. Passada uma semana, foi a vez de Carlos César ir aos “estúdios” da RTP para também expor as suas ideias e projectos. Antes de passar a comentar o que quer que seja, tenho de dar os parabéns ao líder do PSD Açores. Não só se mostrou conhecedor da realidade dos Açores, como também soube desmascarar, de uma forma muito esclarecedora, certos números que constantemente andam a ser manipulados pelo Governo Regional. È a minha opinião…é a opinião de quase todas as pessoas com quem tenho trocado ideias! A razão pela qual, penso que todos deveriam ver as referidas entrevistas, tem também haver com a postura de um funcionário da RTP que conduziu a entrevista, chamado Rui Goulart. Entrevistador, jornalista, comentador, ou seja lá o que ele for, é um funcionário da RTP Açores, que por sua vez, é um canal público, pago por todos nós! A suposta entrevista, ao Dr. Costa Neves, acabou por se tr