Avançar para o conteúdo principal

Momentos Únicos - Universidade de Verão 2008

Simplesmente um espanto... é como os alunos desta Universidade de Verão a classificam.

A formação política é uma das principais prioridades da JSD, sendo a Universidade de Verão um instrumento fundamental para o cumprimento desse objectivo.
Desde 2003 que a JSD participa na organização da Universidade de Verão com enorme dedicação e orgulho.

Para ter oportunidade de acompanhar todos os trabalhos que foram realizados na UV2008, poderá aceder aos seguintes links:

http://uv08.blogspot.com/
http://www.univerao.com/uv2008/
http://www.youtube.com/jsdtv

Merece realmente ver com atenção toda esta organização, que visa não só pela qualidade, como também pela excelência. Tudo foi preparado ao pormenor, permitindo assim aos jovens que por lá passaram, adquirirem um conjunto de conhecimentos extraordinários.

Para o ano há mais...Será que vai ser o seu ano de vivenciar esta experiência única?

Comentários

Anónimo disse…
Universidade - Universitas
Será que um partido politico, qualquer que ele seja no espectro nacional, tem espirito sabedor universal?

Duvido muito.

Um diploma desse tipo de universidades, só é valido para quem o atribui.

Há certo tipo de cursos que podem ser perniciosos. Porque não ensinam a pensar e não confrontam a diversidade, objectivando-se apenas para a divulgação de uma ideologia.
Incluem-se os patrocinados pelos partidos politicos, os de certas seitas religiosas fanáticas e os dados por certas empresas do tipo "multinível".

Qualquer jovem, na fase de formação, deve procurar alargar fronteiras. Confrontar a diversidade. Rejeitar verdades únicas.
Luís Carneiro disse…
Caro anónimo,

Eu próprio tive o prazer de estar durante toda a semana a realizar esta formação na Universidade de Verão, que se prende não só com a parte politica mas tambem com a parte civica.

Aproveito para lhe esclarecer, que ali não se procuram verdades absolutas, mas sim realidades da nossa sociedade. Prova disso é que lá foram os melhores!!

E os melhores nem eram todos do Partido Social Democrata, pois nós, alunos, tivemos a oportunidade tambem de ouvir pessoas como o Dr. António Vitorino, que nos presenciou com uma excelente palestra sobre a Europa, e como sabe, pertençe aos quadros activos do Partido Socialista.

Como vê, esta foi uma iniciativa, que ao invés de ser criticada, deveria ser tida como exemplo,
Anónimo disse…
Peço-lhe desculpa das minhas desconfianças.
Uma universidade centra-se no saber universal. Sem fronteira, cor politica ou religiosa.
Só o facto do curso ser patrocinado por um partido politico, como o poderia ter sido pela conhecida Igreja do Reino, faz-me torcer o nariz.

Para se leccionar numa universidade há que ter provas académicas dadas. Não basta ser politico nem liderar uma facção qualquer. Há que ter um espirito critico profundo, não sujeito a amarras partidárias.

Para se ser bom aluno universitário, há que seleccionar o que se assimila e ter capacidade de selecção. Qualquer aluno, depois de ter frequentado uma semana inteira um curso deste tipo, de caracter politico ou religioso, sai fanático.....
Tibério Dinis disse…
Caro Luís,

concordo em parte com o anónimo, este tipo de iniciativas assemelha-se aos "retiros religiosos" estilo lavagem cerebral. Leva-se com muito informação - demasiada ideológica - sem contraditório. E na minha opinião pessoal entendo que o caminho para o conhecimento está na ponderãção do contraditório.

Entendo que as juventudes partidárias são necessárias, mas não consigo rever-me em nenhuma, devido a este forte pendor ideológico.

Quanto à participação de outras pessoas de diferentes quadrantes políticos, numa análise porfunda percebe-se que só interviram em questões onde as diferenças ideológicas são mínimas - como é o caso da União Europeia.

Um aparte: Espero que tenha gostado da participação de António Vitorino, é um excelente professor de questões comunitárias que infelizmente a minha faculdade deixou sair.

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c

RTP Açores - Entrevistas para uns... debates para outros!

No dia 30 de Junho, a RTP Açores entrevistou o líder do PSD Açores, Dr. Carlos Costa Neves. Passada uma semana, foi a vez de Carlos César ir aos “estúdios” da RTP para também expor as suas ideias e projectos. Antes de passar a comentar o que quer que seja, tenho de dar os parabéns ao líder do PSD Açores. Não só se mostrou conhecedor da realidade dos Açores, como também soube desmascarar, de uma forma muito esclarecedora, certos números que constantemente andam a ser manipulados pelo Governo Regional. È a minha opinião…é a opinião de quase todas as pessoas com quem tenho trocado ideias! A razão pela qual, penso que todos deveriam ver as referidas entrevistas, tem também haver com a postura de um funcionário da RTP que conduziu a entrevista, chamado Rui Goulart. Entrevistador, jornalista, comentador, ou seja lá o que ele for, é um funcionário da RTP Açores, que por sua vez, é um canal público, pago por todos nós! A suposta entrevista, ao Dr. Costa Neves, acabou por se tr