Avançar para o conteúdo principal

POTRAA - Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores


Sendo este, o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores, é logicamente de esperar, que venha contribuir de uma forma positiva para o desenvolvimento de TODAS as ilhas dos Açores.

Os Açores têm um potencial imensamente vasto ao nível turístico. Cada ilha tem a sua particularidade, tornando-a única para aqueles que a visitam. Contudo, essas características, realmente só poderão ser valorizadas e exploradas, quando alguém decidir as divulgar de uma forma coerente e justa.

Nesta proposta de Decreto Legislativo Regional do POTRAA podemos ver a classificação da Ilha de São Miguel da seguinte forma: “Um centro principal, inquestionável e incontornável”.

Como Terceirense que sou, apenas gostaria de relembrar que existem diversas classes de turistas, com diferentes níveis culturais, e diferentes áreas de interesse. Existem também turistas de diferentes faixas etárias, sendo os mais idosos, os que mais visitam a nossa região.

Depois destas explicações, apenas mais uma pequena nota. Ao enquadrarmos o estilo de turista que mais nos visita, às características que estes normalmente procuram nos seus destinos, conseguimos chegar à brilhante conclusão, que a cultura e a história são as áreas de maior interesse para os mesmos.

Sendo assim, nem preciso de me alongar mais, pois penso que todos já perceberam onde pretendo chegar. A Terceira a nível histórico, bate São Miguel com uma “pinta” muito grande. E sendo este “mercado”, o mais procurado por aqueles que nos visitam, existe uma grande preocupação em distinguir São Miguel de qualquer forma, não perdendo assim a hegemonia que cada vez mais lhe é atribuída.

Não pretendo de forma alguma criar competição entre Terceira e São Miguel, o que pretendo, é que as coisas sejam distribuídas de uma forma justa, e isto, NÃO está a acontecer. Temos grandes potencialidades que constantemente são ofuscadas por interesses centralistas.

A desertificação das ilhas mais pequenas, tema que, ultimamente tem sido tão comentado, e aparenta tanto preocupar o Governo Regional, parece que agora desapareceu…olha vejamos… o turismo sendo uma das áreas que mais pode potenciar as economias locais, vai todo para São Miguel…desculpem, todo não, apenas 70 %....!!!

Abram os olhos, é muito cómodo estar sentado em casa a ver televisão e a conviver com a família, mas estes são assuntos que nos dizem respeito, e começam cada vez mais a afectar a nossa vida no dia-a-dia.

Os Terceirenses, bem como todos os Açorianos, não devem querer nem mais nem menos, devem ter aquilo que merecem. E em relação ao “centro principal”…olha fiquem com ele!!!

Comentários

Tibério Dinis disse…
Acabei de descobrir um bom blogue terceirense. Um voto de incentivo ao "bloganço".

Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c

RTP Açores - Entrevistas para uns... debates para outros!

No dia 30 de Junho, a RTP Açores entrevistou o líder do PSD Açores, Dr. Carlos Costa Neves. Passada uma semana, foi a vez de Carlos César ir aos “estúdios” da RTP para também expor as suas ideias e projectos. Antes de passar a comentar o que quer que seja, tenho de dar os parabéns ao líder do PSD Açores. Não só se mostrou conhecedor da realidade dos Açores, como também soube desmascarar, de uma forma muito esclarecedora, certos números que constantemente andam a ser manipulados pelo Governo Regional. È a minha opinião…é a opinião de quase todas as pessoas com quem tenho trocado ideias! A razão pela qual, penso que todos deveriam ver as referidas entrevistas, tem também haver com a postura de um funcionário da RTP que conduziu a entrevista, chamado Rui Goulart. Entrevistador, jornalista, comentador, ou seja lá o que ele for, é um funcionário da RTP Açores, que por sua vez, é um canal público, pago por todos nós! A suposta entrevista, ao Dr. Costa Neves, acabou por se tr