Avançar para o conteúdo principal

Açoriano...mas Terceirense

Uma portaria com a data de 11 de Março de 2008, que atribuía cerca de 1 milhão e 838 mil Euros à Saudaçor, para investimentos a serem efectuados no âmbito do novo hospital de Angra do Heroísmo, foi revogada.

Em 1998, ou seja, hà dez anos atrás, o Governo Regional dos Açores anunciou a construção de um novo hospital na Ilha Terceira.

Os Terceirenses ao longo de todo este tempo…nada viram! Aliás, viram derrapagens de milhões de euros na construção de novas escolas, viram listas de espera enormes, grande parte da população sem médico de família… e por aí fora! Acerca do novo hospital, só mesmo promessas…

Penso que, como Terceirense que sou, tenho que reflectir. Tenho de ter a perfeita noção que alguma coisa tem de ser feita, no sentido de alterar esta tendência de implementação de politicas, que constantemente relegam a Ilha Terceira para segundo plano.

Sou Açoriano, com muito orgulho, pois poucos têm a sorte de viver numa região tão bela quanto a nossa, mas como Terceirense, tenho que prezar e defender a minha Ilha. Fiquei por isso extremamente incomodado pelo facto de uma verba, que era dirigida à nova unidade de saúde, ter sido desviada para outros fins. E ainda pior fiquei, quando ouço a posição do PS Terceira, justificando a retirada do dinheiro, dizendo que não importa em que ilha se apliquem os fundos, o que é necessário é que estes sejam aplicados em benefício da população.

Grande atitude esta! Vamos então nos sentar todos, no “buraco do cantagalo”, à espera que os nossos irmãos micaelenses pensem da mesma forma, e parem de aplicar mundos e fundos lá, deixando mais que os habituais "restinhos" para a Terceira e Faial, e mais que as frequentes "migalhas" para as restantes ilhas!

Com esta atitude demonstraram estar preocupados apenas em encobrir as promessas falhadas do Governo Regional. Esquecem completamente os Terceirenses e as suas necessidades…

Não pode ser assim…não deve ser assim… não pode ser apenas o PSD a batalhar contra esta vergonha regional. Esta é uma batalha de todos os Terceirenses, independentemente da cor politica, pois se não formos nós a reclamar por aquilo a que temos direito, ninguém o fará por nós…pelo menos com este Governo Regional.

Por isso digo… pior que isto é impossível para a minha ilha Terceira!

PS – Mensagem ao porta-voz dos Socialistas Terceirenses: Parabéns, pois caso não saiba, as portas do mar em Ponta Delgada foram inauguradas. Foi um sucesso!!! Todos os micaelenses adoraram aquilo…até dizem que as inaugurações apenas custaram 1 milhão e 400 mil euros. O senhor, tendo um sentido global a nível de região tão bem apurado, deve estar satisfeitíssimo. Olhe…cá na Terceira está tudo “ok”. O novo hospital está a ser construído por fases desde 1998. Quando for possível diga quando arranca a primeira fase ok?

Comentários

Anónimo disse…
Bom dia, gosto de ver alguem que é jovem falar assim sem pápas na lingua, mas infelizmente são poucos os que se atevem a falar. Os terceirenses estão como que adormecidos ou distraidos com as nossas festas, e todos os dias somos "roubados." Quando dermos por isso talvez seja tarde. Eu por mim tenho pena. ARTESÃ
Anónimo disse…
Olha rapaz.
Falas e muito bem.
Uma ilha onde as camaras competem uma com a outra em festas, festaranças e festarolas, e os respectivos presidentes não se coibem de ir para os jornais falar nos milhões empregues neste "sector produtivo terceirense" não precisa nenhum hospital.
Precisa é de trabalho na giga!
Também sou terceirense e açoriano.
Anónimo disse…
meu caro, pelos vistos já aparece nas listas do psd, se procura tacho talvez um dia o arranje, porque se o psd fosse governo e você estivesse na alra, tudo se passaria da mesma forma e você nada faria como nada fizeram por esta terra os que por lá andaram, nem nada fazem os que por lá andam agora, estão lá todos para mamar, infelizmente, a autonomia só veio favorecer uma ilha e tudo o resto é cantiga.
Anónimo disse…
Isto não tem nada a ver com partidos
Tem a ver com posturas.
Para aquilo que mercem, os Terceirenses tem é muito.
È uma vergonha, numa altura destas de crise, andarem os presidentes de Câmara nos jornais a dizer os milhões que gastam na festarola, quando as carencias mais básicas ficam por satisfazer.

Mensagens populares deste blogue

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que...

Jogo Didáctico "À Descoberta dos Açores"

Foi apresentado na tarde de ontem, em Angra do Heroísmo, o jogo didáctico "À Descoberta dos Açores", o primeiro produto do género na região, a cargo da empresa "Ideias Globais", e uma iniciativa de dois jovens terceirenses que se inicia agora com a comercialização de um jogo que "pretende dar a conhecer os Açores, primeiro aos açorianos, mas também a quem nos visita", referiram os responsáveis pela ideia, ao início desta tarde. Foi na "Loja do Adriano", primeiro ponto de comercialização do novo produto, que Hugo Salvador e Luís Carneiro deram a conhecer o jogo, um projecto "que levou cerca de um ano e meio a conceber, sendo que a nossa firma existe há seis meses", especificaram. A aposta feita na qualidade "quer de materiais, quer de conteúdos foi uma prioridade", disse Hugo Salvador, que realçou a colaboração de três historiadores na concepção das perguntas do jogo "Maduro Dias (Terceira), João Paulo Constância (São Migu...

O “sucesso” do nosso Sistema Educativo

Foram divulgados a semana passada, os rankings escolares relativos aos exames nacionais do ano transacto. Noventa e quatro por cento das escolas públicas e privadas portuguesas, tiveram média positiva na primeira fase do exame nacional de Matemática B do 12º ano, o que representa um aumento de positivas, de quase 30% em relação aos resultados do ano passado. Boas notícias pensaríamos todos nós. Contudo, infelizmente chegámos ao ponto em que até as boas noticias nos devem causar tristeza. Ao longo do último verão, professores de diversas áreas, e não só de Matemática que apenas serviu como exemplo, afirmaram que os exames tinham níveis de dificuldade baixíssimos, adivinhando desta forma o excelente desempenho dos alunos. Ou seja, cada vez mais o grau de exigência diminui, ficando desta forma embelezados os números de combate ao insucesso escolar. È uma forma legitima de fazer politica, aliás, tão legitima como qualquer outra. Contudo, cabe a todos nós d...