Avançar para o conteúdo principal

Desfile de Abertura das Sanjoaninas


Na passada sexta-feira, Angra do Heroísmo acolheu o primeiro dia das Sanjoaninas 2008. Como é costume, assistimos ao Cortejo de Abertura onde foram incluídas cinco cidades Património Mundial: Angra do Heroísmo, Guimarães, Porto, Sintra e Évora.

Duzentos e cinquenta elementos associados ao teatro, canto, musica e dança, animaram a noite, juntando-se assim aos cinco carros alegóricos, que também desfilaram a sua beleza pelas principais ruas da cidade.

Gostaria então de deixar uma pequena nota relativamente aos carros alegóricos. No local onde estava a ver passar, o tão prendado desfile, e dado que cada carro alegórico se referia a cada uma das Cidades Património, as pessoas já faziam uma espécie de “apostas”, tentando assim adivinhar qual o monumento que viria a representar a nossa cidade Património.

Apenas a título de curiosidade, devo dizer que a Memória foi o que reuniu mais consenso, ficando o Castelo São João Baptista e o Palácio dos Capitães Generais a disputar o segundo lugar.

Sendo assim, para surpresa de todos os que me rodeavam, o quinto carro, o suposto carro referente a Angra do Heroísmo, trazia a Rainha, toda prendada, em cima de uma “coisa esquisita”, como muitos disseram. Com todas aquelas luzes a piscar, até se colocou a hipótese de ser um disco voador…

Tive que esperar até ao dia seguinte, para ler no jornal, “a União”, que realmente se tratava de um poliedro de dez faces, que tinha o objectivo de representar uma taça de champanhe!!! Talvez por falta de imaginação minha…e de todos os que me rodeavam… não conseguimos chegar a essa conclusão.

O que realmente importa referir é que, enfeitando-se, e muito bem, quatro carros alegóricos, referentes a cada uma das cidades em questão, sempre com um monumento representativo de cada localidade, Angra do Heroísmo tinha obrigatoriamente de ter também um carro alegórico.

As Sanjoninas são as nossas festas, as festas da primeira Cidade Portuguesa classificada como Património Mundial, as festas da cidade de Angra do Heroísmo!!!

Comentários

Anónimo disse…
Uma Rainha num disco voador....até que não seria mau de todo! :))
Anónimo disse…
Olá Amigo visita-me em mynameisfairplay.com

Um grande e forte abraço do sempre amigo Paulo Almeida - massagista

Mensagens populares deste blogue

Jogo Didáctico "À Descoberta dos Açores"

Foi apresentado na tarde de ontem, em Angra do Heroísmo, o jogo didáctico "À Descoberta dos Açores", o primeiro produto do género na região, a cargo da empresa "Ideias Globais", e uma iniciativa de dois jovens terceirenses que se inicia agora com a comercialização de um jogo que "pretende dar a conhecer os Açores, primeiro aos açorianos, mas também a quem nos visita", referiram os responsáveis pela ideia, ao início desta tarde. Foi na "Loja do Adriano", primeiro ponto de comercialização do novo produto, que Hugo Salvador e Luís Carneiro deram a conhecer o jogo, um projecto "que levou cerca de um ano e meio a conceber, sendo que a nossa firma existe há seis meses", especificaram. A aposta feita na qualidade "quer de materiais, quer de conteúdos foi uma prioridade", disse Hugo Salvador, que realçou a colaboração de três historiadores na concepção das perguntas do jogo "Maduro Dias (Terceira), João Paulo Constância (São Migu...

JSD Terceira quer tarifas aéreas "mais baixas" para estudantes

A Juventude Social-Democrata da Terceira lançou hoje um "repto" para a descida dos preços das tarifas aéreas "a que estão sujeitos os estudantes açorianos deslocados no continente português", uma mudança que os jovens laranja consideram "efectivamente possível, se feita através de obrigações a serem impostas ao convénio sobre os transportes aéreos", refere um comunicado divulgado esta manhã. Depois de uma recente reunião com a delegada da TAP para o arquipélago, o líder da JSD local afirmou não concordar com "um simples desconto por um determinado período de tempo, mas sim condições que beneficiem claramente os estudantes, e que permitam visitas mais regulares à sua ilha". Para a JSD da Terceira a mobilidade "é uma questão essencial para o desenvolvimento da região, pelo que o actual modelo de transporte aéreo está desarticulado com as reais necessidades dos Açores". Aquele dirigente considerou "incompreensível que...

O “sucesso” do nosso Sistema Educativo

Foram divulgados a semana passada, os rankings escolares relativos aos exames nacionais do ano transacto. Noventa e quatro por cento das escolas públicas e privadas portuguesas, tiveram média positiva na primeira fase do exame nacional de Matemática B do 12º ano, o que representa um aumento de positivas, de quase 30% em relação aos resultados do ano passado. Boas notícias pensaríamos todos nós. Contudo, infelizmente chegámos ao ponto em que até as boas noticias nos devem causar tristeza. Ao longo do último verão, professores de diversas áreas, e não só de Matemática que apenas serviu como exemplo, afirmaram que os exames tinham níveis de dificuldade baixíssimos, adivinhando desta forma o excelente desempenho dos alunos. Ou seja, cada vez mais o grau de exigência diminui, ficando desta forma embelezados os números de combate ao insucesso escolar. È uma forma legitima de fazer politica, aliás, tão legitima como qualquer outra. Contudo, cabe a todos nós d...