
Na passada sexta-feira, Angra do Heroísmo acolheu o primeiro dia das Sanjoaninas 2008. Como é costume, assistimos ao Cortejo de Abertura onde foram incluídas cinco cidades Património Mundial: Angra do Heroísmo, Guimarães, Porto, Sintra e Évora.
Duzentos e cinquenta elementos associados ao teatro, canto, musica e dança, animaram a noite, juntando-se assim aos cinco carros alegóricos, que também desfilaram a sua beleza pelas principais ruas da cidade.
Gostaria então de deixar uma pequena nota relativamente aos carros alegóricos. No local onde estava a ver passar, o tão prendado desfile, e dado que cada carro alegórico se referia a cada uma das Cidades Património, as pessoas já faziam uma espécie de “apostas”, tentando assim adivinhar qual o monumento que viria a representar a nossa cidade Património.
Apenas a título de curiosidade, devo dizer que a Memória foi o que reuniu mais consenso, ficando o Castelo São João Baptista e o Palácio dos Capitães Generais a disputar o segundo lugar.
Sendo assim, para surpresa de todos os que me rodeavam, o quinto carro, o suposto carro referente a Angra do Heroísmo, trazia a Rainha, toda prendada, em cima de uma “coisa esquisita”, como muitos disseram. Com todas aquelas luzes a piscar, até se colocou a hipótese de ser um disco voador…
Tive que esperar até ao dia seguinte, para ler no jornal, “a União”, que realmente se tratava de um poliedro de dez faces, que tinha o objectivo de representar uma taça de champanhe!!! Talvez por falta de imaginação minha…e de todos os que me rodeavam… não conseguimos chegar a essa conclusão.
O que realmente importa referir é que, enfeitando-se, e muito bem, quatro carros alegóricos, referentes a cada uma das cidades em questão, sempre com um monumento representativo de cada localidade, Angra do Heroísmo tinha obrigatoriamente de ter também um carro alegórico.
As Sanjoninas são as nossas festas, as festas da primeira Cidade Portuguesa classificada como Património Mundial, as festas da cidade de Angra do Heroísmo!!!
Comentários
Um grande e forte abraço do sempre amigo Paulo Almeida - massagista