
A Juventude constitui uma importante faixa da população mundial, não devendo por isso ser esquecida, pois forma a principal reserva do futuro da humanidade.
Foi com este pensamento e objectivo, que a ONU na sua Assembleia Geral a 17 de Dezembro de 1999, aprovou uma resolução que instituía a data de 12 de Agosto, como o Dia Internacional da Juventude.
Seguindo as pisadas da ONU, a União Europeia em 2001, editou o “Livro Branco da Juventude”, que serviria de base às políticas de Juventude adoptadas pelos Estados-Membros e respectivas regiões.
A Juventude torna-se assim, um dos principais focos de actuação politica, bem como, uma das principais preocupações dos Governos de todos os Países e Regiões. Vivemos numa época onde é imperativo disponibilizar-se uma maior atenção aos jovens.
Todos temos o dever de incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância da sua contribuição, para a resolução de questões que afectam o seu presente e o seu futuro, individual e colectivo.
Por todos estes motivos e mais alguns, é extremamente importante a realização do Conselho Municipal da Juventude. A criação do referido conselho foi proposto pelo Grupo Municipal do PSD em Junho de 2006, na Assembleia Municipal de Angra, tendo sido aprovado por unanimidade. Dois anos passaram e nada se fez…
O Conselho Municipal da Juventude, consiste num organismo de auscultação, informação e consulta junto de cada Câmara Municipal, que deverá integrar diferentes entidades, que têm como objectivo identificar, debater e adoptar medidas que venham de encontro às vivências dos jovens de cada Concelho.
As políticas públicas para os jovens, só podem tornar-se eficazes se eles próprios participarem activamente nos processos de decisão, essencialmente nos Poderes Locais, pois esta atitude possibilita a compreensão e a formulação de políticas que possam responder com especificidade à realidade da juventude.
O Conselho Municipal da Juventude, pode ser considerado como um importante passo para uma efectiva participação cívica dos jovens, para a consciencialização do seu papel na sociedade, e para os sensibilizar para questões relacionadas sobre cidadania. Nos tempos que correm, este conselho certamente será uma ferramenta extremamente útil para combater o afastamento geral a que assistimos por parte dos jovens.
Comentários
Cumprimentos
Afinal o laranjinha até sabe...
Já agora aproveito para dizer que adoro estes comentários...são mesmo do tipo socialistas....passo a explicar: tem um texto sobre coisas importantíssimas para a juventude...sobre isso nada dizem pois não lhes convém, apenas arranjam uma qualquer novela para desviar atenções!! Meus amigos...comigo não pega. Abraço ao anónimo