Avançar para o conteúdo principal

Concelho Municipal da Juventude

A Juventude constitui uma importante faixa da população mundial, não devendo por isso ser esquecida, pois forma a principal reserva do futuro da humanidade.

Foi com este pensamento e objectivo, que a ONU na sua Assembleia Geral a 17 de Dezembro de 1999, aprovou uma resolução que instituía a data de 12 de Agosto, como o Dia Internacional da Juventude.

Seguindo as pisadas da ONU, a União Europeia em 2001, editou o “Livro Branco da Juventude”, que serviria de base às políticas de Juventude adoptadas pelos Estados-Membros e respectivas regiões.

A Juventude torna-se assim, um dos principais focos de actuação politica, bem como, uma das principais preocupações dos Governos de todos os Países e Regiões. Vivemos numa época onde é imperativo disponibilizar-se uma maior atenção aos jovens.

Todos temos o dever de incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância da sua contribuição, para a resolução de questões que afectam o seu presente e o seu futuro, individual e colectivo.

Por todos estes motivos e mais alguns, é extremamente importante a realização do Conselho Municipal da Juventude. A criação do referido conselho foi proposto pelo Grupo Municipal do PSD em Junho de 2006, na Assembleia Municipal de Angra, tendo sido aprovado por unanimidade. Dois anos passaram e nada se fez…

O Conselho Municipal da Juventude, consiste num organismo de auscultação, informação e consulta junto de cada Câmara Municipal, que deverá integrar diferentes entidades, que têm como objectivo identificar, debater e adoptar medidas que venham de encontro às vivências dos jovens de cada Concelho.

As políticas públicas para os jovens, só podem tornar-se eficazes se eles próprios participarem activamente nos processos de decisão, essencialmente nos Poderes Locais, pois esta atitude possibilita a compreensão e a formulação de políticas que possam responder com especificidade à realidade da juventude.

O Conselho Municipal da Juventude, pode ser considerado como um importante passo para uma efectiva participação cívica dos jovens, para a consciencialização do seu papel na sociedade, e para os sensibilizar para questões relacionadas sobre cidadania. Nos tempos que correm, este conselho certamente será uma ferramenta extremamente útil para combater o afastamento geral a que assistimos por parte dos jovens.

Por tudo aquilo que referi anteriormente, apenas apelo ao cumprimento do que foi aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal, no ano de 2006!!!

Comentários

Tibério Dinis disse…
Excelente texto, subscrevo.

Cumprimentos
Anónimo disse…
Um conselho... conselho e concelho são coisas distintas... até um laranjinha devia saber!
Luís Carneiro disse…
Aqui para o nosso amigo anónimo, poderia realmente emendar o erro ortográfico presente no titulo...mas realmente ao longo do texto podemos constatar que está correcto...o que mostra que foi apenas um lamentável erro ortográfico da minha parte.
Afinal o laranjinha até sabe...
Já agora aproveito para dizer que adoro estes comentários...são mesmo do tipo socialistas....passo a explicar: tem um texto sobre coisas importantíssimas para a juventude...sobre isso nada dizem pois não lhes convém, apenas arranjam uma qualquer novela para desviar atenções!! Meus amigos...comigo não pega. Abraço ao anónimo

Mensagens populares deste blogue

NOVO GOVERNO, RENOVADA ESPERANÇA

Neste atípico ano para todas as pessoas, empresas e instituições de toda e qualquer natureza, o destaque, ditou o destino, vai para um vírus que não “lembrava a ninguém”, e que tarda em nos deixar. Na esperança de que rapidamente voltemos à “nova normalidade”, terminamos este difícil ano com uma novidade, uma boa novidade: temos um novo Governo Regional!! Independentemente da ideologia ou cor partidária, a mudança impunha-se. Um Governo Regional de todos e para todos, em detrimento de um poder absoluto e seletivo, é o mínimo que qualquer cidadão pode esperar... Um Governo Regional com a consciência que o motor do desenvolvimento de qualquer sociedade, país ou continente, assenta e muito na iniciativa privada, em conjugação com todos os sectores da sociedade civil, protegendo sempre o interesse publico, é um governo que reconhece o modelo aplicado com sucesso em inúmeros países e regiões, e que se preocupa com o desenvolvimento e prosperidade em detrimento do controlo e dependência. Pro...

Natal 2013

Um santo e feliz Natal para todos! Live Christmas In Rockefeller Center

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c...