Nas últimas semanas, muito se tem comentado acerca das Quotas. Sendo assim, é importante todos percebermos as razões pelas quais foram criadas, bem como, a razão pela qual a Comissão Europeia as quer extinguir!
A PAC (Politica Agrícola Comum) tem as suas raízes na Europa ocidental dos anos 50, período marcado por sociedades devastadas pelos anos da guerra, destruição da agricultura e insegurança quanto ao fornecimento dos produtos alimentares. Na altura, a PAC incentivava sobretudo o aumento da produtividade agrícola, para que os consumidores pudessem contar com o fornecimento seguro de produtos alimentares acessíveis, e também para assegurar a viabilidade do sector agrícola da UE.
A PAC atribuiu subsídios e criou sistemas susceptíveis de assegurar preços elevados aos agricultores, concedendo ainda incentivos para aumentarem os níveis de produção.
Algumas mudanças significativas no âmbito da PAC já haviam sido realizadas, mas ocorreram sobretudo alterações no início dos anos 90.
Os limites de produção ajudaram a reduzir os excedentes (quotas leiteiras em 1983) e, a partir de então, começou a ser dado maior relevo a uma agricultura respeitadora do ambiente. Os agricultores, apesar de beneficiarem de ajuda directa ao rendimento, tiveram de observar melhor o mercado e responder às mudanças das prioridades do público (reforma MacSharry de 1992).
Compreendendo o porquê de tais decisões, contudo, não posso deixar de manifestar a minha preocupação em relação às explorações Açorianas!!!
Comentários
Proteje-se o agricultor, proteje-se o banqueiro, protege-se o industrial, protege-se as PMEs, e vamos andando nisto.
É que os nobres ideais que presidem a estas protecções, tem um lado muito negro.
Que deve tocar a consciência de todos, especialmente dos jovens.
Ao proteger-mos, ao subsidiarmos, ao fecharmos fronteiras, ao pormos barreiras alfandegaria, estamos a condenar milhares de seres humanos à pobreza. Ao desespero. Ao procurarem na emigração clandestina, em barcaças, uma vida melhor.
Porque impedem que os seus produtos se vendam.
A solução para criancinhas subnutridas que vemos nas revistas e TV, passa um bocado pelo fim do nosso egoismo. Passa pelo eliminar proteções. Passa por por abaixo barreiras.
Para que a riquesa seja distribuida.
Jovem de 50 anos.