Avançar para o conteúdo principal

Angra - Cidade Património Mundial da UNESCO


Angra do Heroísmo, vila em 1474 e elevada à categoria de cidade, a primeira dos Açores, em 1534 por D. João III. Em 1983 passou a ser, o mais antigo centro histórico português incluído na lista do Património Mundial da UNESCO, sendo posteriormente classificada pelo Governo Regional como "conjunto de interesse publico", impondo-se desta forma regras de construção, reconstrução, restauro e correcção de anomalias arquitectónicas.

Pergunto-vos agora, de que forma a nossa população está a beneficiar de tais vantajosas características?Estaremos nós a tirar o devido partido de sermos considerados "únicos"? Estarão os nossos jovens conscientes do valor inerente ao património existente na cidade de Angra?

Nem me atrevo a tentar responder às perguntas acima colocadas, decerto acabaria por cair em algum exagero, ferindo quem mal anda a gerir a nossa cidade, desrespeitando inúmeras vezes o que de melhor ela tem...

É preciso mais... Angra precisa de mais...a ilha Terceira precisa de mais...todos nós merecemos mais!!

Começando por nós Terceirenses, antes de tentarmos usar o que de bom temos para atrair turistas, temos que primeiro dar valor ao que é nosso!! Ter orgulho na nossa cidade, nos nossos costumes e tradições, conhecer os monumentos que traduzem toda a nossa história. Começar nos mais novos, explicar-lhes a importância que a nossa ilha teve em toda a história Portuguesa; enumerar-lhes os locais mais emblemáticos da cidade...
É crucial começar a transmitir esta informação desde cedo às nossas crianças, para que de uma forma natural a interiorizem.

Está na hora dos ditos responsáveis políticos por Angra começarem através actividades dinâmicas, atractivas para os miúdos, a inserirem estes valores no seu quotidiano, pois se tanto dinheiro anunciam, ao menos dispensem um pouco para a nossa própria educação.

FORÇA



Comentários

Anónimo disse…
Tal como muitas das ilhas dos Açores, esta é mais uma que mantém uma beleza paisagistica exuberante, mantém as marcas históricas, as tradições e alguns termos dos nossos antepassados.
Relativamente à actual sociedade, é preciso investir na história e nos costumes, pois é como e o que nós somos, são os "antigos" que nos dão um outro ponto de vista, que já ninguem liga, são eles que nos incutem um outro olhar sobre a vida no passado que vendo bem, é um ciclo em que tudo se repete...e sim é preciso investir em Nós, na Nossa História, no Nosso Portugal..esteja ele bem ou mal gerido no topo, todavia é o Nosso País! Pois falar mal dele e nem se quer dar o seu parecer, é falar mal de si mesmo.
Só seremos bons, não por nos comprarmos com os outros, mas sim se todos fizermos um pouco para sermos melhores.

Mensagens populares deste blogue

NOVO GOVERNO, RENOVADA ESPERANÇA

Neste atípico ano para todas as pessoas, empresas e instituições de toda e qualquer natureza, o destaque, ditou o destino, vai para um vírus que não “lembrava a ninguém”, e que tarda em nos deixar. Na esperança de que rapidamente voltemos à “nova normalidade”, terminamos este difícil ano com uma novidade, uma boa novidade: temos um novo Governo Regional!! Independentemente da ideologia ou cor partidária, a mudança impunha-se. Um Governo Regional de todos e para todos, em detrimento de um poder absoluto e seletivo, é o mínimo que qualquer cidadão pode esperar... Um Governo Regional com a consciência que o motor do desenvolvimento de qualquer sociedade, país ou continente, assenta e muito na iniciativa privada, em conjugação com todos os sectores da sociedade civil, protegendo sempre o interesse publico, é um governo que reconhece o modelo aplicado com sucesso em inúmeros países e regiões, e que se preocupa com o desenvolvimento e prosperidade em detrimento do controlo e dependência. Pro...

Natal 2013

Um santo e feliz Natal para todos! Live Christmas In Rockefeller Center

Empresa Ideias Globais lança novo jogo de tabuleiro sobre o 25 de Abril

Foi apresentado o projecto do novo jogo de tabuleiro da empresa Ideias Globais, “A Revolução dos Cravos”, na loja Fnac do Centro Comercial Colombo. Estiveram presentes o Dr. Mota Amaral, anterior presidente da Assembleia da República Portuguesa, o Coronel Vasco Lourenço, actual presidente da direcção da A25A, Luís Carneiro e Hugo Salvador, autores do projecto e gerentes da empresa Ideias Globais. O projecto consiste num jogo de tabuleiro que aborda, através de um conjunto de perguntas e respostas, a temática da grande revolução de Abril de 1974. É direccionado a pessoas de nacionalidade portuguesa de diferentes faixas etárias. Contudo, destina-se preferencialmente a crianças e jovens, de forma que parte tão relevante da história de Portugal não seja esquecida nem desvalorizada. O jogo resulta de uma parceria entre a Ideias Globais e Associação 25 de Abril (A25A), que se prontificou-se desde logo, cedendo material relevante para a elaboração do projecto, daí a apresentação do jogo ter c...